Conhecemos a Roberta em Fernando de Noronha, realizando o mergulho de cilíndro mais incrível de nossas vidas. Batemos um papo com essa fotógrafa aquática que além de registrar nossa experiência, nos iluminou para acreditarmos cada vez mais neste projeto, divulgando histórias destas almas que tiveram coragem de iniciar uma atividade do zero, para se conectar com a natureza e sua paz interior.
Após se formar em Medicina Veterinária trabalhou durante 3 anos como responsável técnica em um Zoológico no interior do Rio Grande do Sul. A paixão pela natureza a levou por esse caminho e foi esse mesmo sentimento que amargurou a sua rotina de trabalho. A sensação era de impotência. Se sentia escrava do sistema. Fraca. Incapaz.
Foi numa viagem de férias para Fernando de Noronha que descobriu o que realmente queria para a sua vida. Foram dez dias vivendo intensamente o paraíso. Dormindo nas praias, admirando as estrelas, contemplando cada pôr-do-sol, assistindo a desova de tartarugas, sentindo a natureza pulsando nas veias. Foi quando aconteceu seu primeiro mergulho autônomo. “Logo veio a sensação de fuga de toda a insanidade da sociedade em que vivemos. Só ouvi silêncio e me senti em paz. Como se aquele fosse o meu lugar, meu mundo. Foi impossível encarar a minha rotina quando voltei das férias e tudo ficou claro pra mim. Era hora de mudar de vida.”
Então Roberta pediu demissão e fez seus cursos de mergulho. Começou a fotografar clientes durante o seu treinamento, em troca dos mergulhos necessários para a sua formação. Descobriu o imenso prazer que é poder se expressar através de uma câmera e o prazer de poder mostrar o que existe de tão lindo e extraordinário para pessoas que por qualquer motivo jamais poderiam ver o que ela vê com seus próprios olhos.
Nasceu uma grande paixão. Hoje ela é fotógrafa subaquática e vive registrando sonhos. Pessoas que assim como ela, conhecem o fundo do mar e descobrem que ele tem um poder transformador. Seu grande prazer é fotografar a vida marinha, com a intenção de estimular uma reflexão sobre a nossa existência e sobre a relação com o mundo em que vivemos. A situação da biodiversidade no planeta encontra-se seriamente ameaçada e a fotografia de natureza se tornou o seu grito de alerta.
“Hoje me sinto feliz, realizada e livre. Acredito que se todos buscassem a manifestação de seus dons, como objetivo de vida, a humanidade seria renovada. Seria o início de uma nova era de harmonia e paz.”
Para mergulhar com a Roberta em Noronha e ter as fotografias mais incríveis de suas vidas, abaixo indicamos o caminho das pedras:
Email: robertaev@gmail.com
Telefone: (22) 98161 0306
Site: underwaterfeelings.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/robertaviegasUW/
Instagram: https://instagram.com/underwaterfeelings